20 jul 2021
Encontro Virtual da Raça Girolando atrai participantes de 19 países

Realizado de 13 a 15 de julho, o Encontro Virtual da Raça Girolando apresentou a pecuaristas de toda a América Latina as inovações da pecuária leiteira do Brasil. Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o evento contou com 1432 inscritos, sendo 23% deles estrangeiros. “Mais uma vez a Girolando inovou, superando os desafios impostos pela pandemia, e realizando um evento virtual de alto nível técnico. O conhecimento é uma ferramenta extremamente importante para o avanço da pecuária leiteira”, assegura o presidente da Girolando, Odilon de Rezende Barbosa Filho.


O evento foi aberto com a palestra magna do agrônomo e ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, que abordou os avanços do agronegócio do leite nas últimas décadas. Ele também participou do registro genealógico simbólico de um animal, que representou a marca de 2 milhões de registros efetuados entre os anos de 1989 e julho de 2021. Esse feito coloca a Girolando como a primeira raça leiteira, genuinamente brasileira, a atingir essa marca. 


Os participantes ainda puderam acompanhar palestras com renomados especialistas do Brasil e dos Estados Unidos sobre criação de bezerras, mercado do leite, aplicação de resultados da qualidade do leite na seleção do rebanho, sistemas de produção, seleção da raça Girolando, melhoramento genético. As palestras do evento estão disponíveis no canal da Girolando Youtube (clique aqui para acessar)

Além disso, os participantes visitaram salas virtuais para conhecer as novidades e tecnologias de diversas empresas, atingindo mais de 1500 visitas aos estandes das empresas. 


Entre os lançamentos realizados durante o Encontro Virtual da Raça Girolando, está o Sumário de Touros Girolando 2021, que traz pela primeira vez o Índice de Longevidade do Girolando (ILG), referente ao tempo em que a vaca permanece no rebanho, evitando o seu descarte involuntário. Clique aqui para acessar. Com esse novo índice, será possível selecionar touro cujas filhas tenham maior taxa de permanência no rebanho, o que pode reduzir os gastos com a recria e aumentar os lucros da atividade. “Quando a longevidade é aumentada, abre-se a oportunidade para o maior descarte de vacas menos produtivas, gerando impacto positivo na lucratividade da atividade leiteira, em virtude da redução dos custos de reposição e do aumento da produtividade por animal, que é obtido em sua maturidade”, explica o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Barbosa da Silva. 


Na composição do ILG entraram algumas das diferentes medidas de longevidade associadas à vida produtiva dos animais e sua disponibilidade de informações no banco de dados da Girolando. As medidas de longevidade escolhidas para inclusão no ILG foram: a produção total de leite em todas as lactações, número total de dias durante todas as lactações e o número de lactações completas da vaca. 


De acordo com o pesquisador da Embrapa, para os próximos anos novas características serão implantadas no Sumário de Touros Girolando, dentre elas a de Persistência de Lactação, Peso ao Nascimento e Características Lineares. 


Outra publicação lançada foi o Sumário de Vacas 2021, que traz as TOP 1000 para cada uma das diferentes composições raciais do Girolando. Uma novidade deste ano é a divulgação dos valores genômicos e genéticos para as características de intervalo de parto e idade ao primeiro parto na avaliação de vacas Girolando, classificadas de acordo com a composição racial. Isso facilitará a escolha das vacas doadoras para a produção de touros jovens.  Clique aqui para acessar

APPGirolando – Para acessar de forma rápida e segura os dados do Sumário, a Associação de Girolando e a Embrapa lançaram o APPGirolando. O aplicativo traz resultados do Teste de Progênie dos Touros e os resultados de reprodutores e vacas provados. É possível escolher o animal apenas por raça, pela característica de Produção de Leite, Idade ao Primeiro Parto, por acurácia ou por todas essas informações combinadas. O criador ainda pode ler e compartilhar os certificados por WhatsApp, SMS e e-mail.


No APPGirolando ainda é possível ter acesso a cursos, serviços laboratoriais e o “fale conosco” da Embrapa Gado de Leite, além de informações atualizadas sobre mercado do leite e insumos, melhoramento animal, forrageiras, entre outras soluções tecnológicas para o pecuarista. 
 

Ranking Rebanho- O Encontro Virtual da Raça Girolando ainda teve o lançamento do Ranking Nacional  – Modalidade Rebanho. A edição de 2020 conta com a participação de 340 rebanhos ativos no serviço de controle leiteiro oficial. Foram utilizadas 25.516 lactações encerradas entre o período de 1° janeiro a 31 de dezembro de 2020. Clique aqui para acessar


Anúncio Megaleite 2022- O presidente da Girolando encerrou o evento anunciando a data da Megaleite, que será realizada de 15 a 18 de junho de 2022, em Belo Horizonte/MG. 


Sobre o evento-Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o Encontro Virtual da Raça Girolando teve como patrocinadores FAEMG, Grão de Ouro, Zoetis, ST Genetics, Genex, ABS Pecplan, Alta Genetics, CRV Lagoa, Fazenda Chiari, Grupo Cabo Verde e Fazenda Quilombo. Ainda contou com os Parceiros Premium e Master: Embaré, Allflex, Ideagri, Tortuga - Uma Marca DSM, MF Rural, Agener União, UCBVET, SobControle Fazenda e Terraviva.

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Parceiros Master

Canal Master